A estréia do hipismo
Na tarde de hoje (11), o hipismo estreou nos Jogos Abertos de Santa Catarina. A prova não conta ponto para a competição. De acordo com o Presidente da Federação Catarinense de Hipismo, Artisio Neto, a federação luta há mais de 10 anos para que o hipismo seja modalidade oficial doa Jasc.
Por questões burocráticas, como documentações e algumas discussões, o esporte ainda não é modalidade oficial. "Estamos batalhando para ter um lugar ao sol. Mas, estamos implantando o hipismo com o pé direito nos Jasc".
Para Gabriela Pruner (20), que monta há 13 anos, o hipismo é apenas um hobby, mas pretende que essa paixão vire profissão. "A importância do hipismo nos Jasc é a divulgação do esporte", ressalta.
O hipismo é uma modalidade que consiste em uma prova de obstáculos. Com o conjunto cavalo-cavaleiro, ou amazona, ganha quem percorre os obstáculos em menor tempo e com menos faltas.
Nessa edição, 21 cidades apresentaram 15 equipes.